Muito se tem falado sobre novas formas de comunicação por parte das empresas e quais os métodos mais acertados para aumentar e melhorar a nossa forma de comunicar. Os blogs têm ressurgido como ferramentas com um potencial enorme para interagir com clientes e seguidores. A KonzepTours optou por iniciar o seu próprio blog querendo com isto passar a transmitir informações de uma forma mais próxima e humana.
Numa altura em que a forma como as organizações, quer públicas ou privadas, se aproximam das pessoas se está a tornar cada vez mais artificial e robotizada, a humanização da comunicação é precisamente um dos fatores que marca a diferença e que gera uma relação de confiança.
Sabemos que muitas das ações de promoção e marketing não estão acessíveis para o orçamento das micro e pequenas empresas e, por isso, a criatividade é essencial para contornar esses constrangimentos. Com poucos ou nenhuns custos é possível, de uma forma eficaz, promover e divulgar a marca e o trabalho realizado, conhecer a opinião dos nossos clientes e dar credibilidade à empresa.
O turismo é, inequivocamente, uma das áreas em que um blog empresarial poderá ser bastante útil. Através deste, será mais fácil, por intermédio de uma linguagem mais informal e descontraída: reunir um conjunto de conteúdos pertinentes sobre viagens; debater vantagens e inconvenientes dos destinos; aconselhar locais culturais, históricos, monumentos naturais ou outros espaços relevantes. Poderá ainda servir para refletir sobre o turismo, tanto dos desafios que se colocam no presente como de perspetivas futuras, debatendo e dando palavra aos agentes do setor através de entrevistas ou debates.
Tal como para as redes sociais, os blogs empresariais não devem servir deliberadamente para vender. A venda é cada vez mais uma consequência e não um ponto de partida. As pessoas cada vez têm menos paciência para conteúdos com vendas diretas. Obviamente que, sendo uma empresa, os produtos devem estar presentes, mas de uma forma natural e não ostensiva.
Os blogs, pela sua atualização regular, são ainda muito importantes para melhorar o mecanismo de otimização dos sites (SEO) aos quais estão associados. Para isso, é fundamental criar conteúdos de qualidade que aumentem a credibilidade do website da empresa e que cativem a presença assídua de leitores. Um conteúdo que é apresentado sem qualidade, não fornecendo nenhum benefício e que não responda às necessidades dos leitores, vai prejudicar a visibilidade nos motores de busca ao ficar num ranking menos positivo e consequentemente numa posição menos exposta à pesquisa.
Um último apontamento para destacar a importância que as redes sociais podem ter na promoção de um blog corporativo e também consequentemente no website. Pela importância e envolvimento da sociedade com estas plataformas digitais, fazer uma partilha de um post do blog, por exemplo no Facebook, é ampliar significativamente as hipóteses de visualização desse artigo, é ganhar a possibilidade de o mesmo ser replicado imensas vezes em poucos minutos e aproveitar um alcance geográfico ilimitado. Existe ainda a vantagem de esses conteúdos ficarem à disposição das pessoas, na memória das redes sociais e das pesquisas nos motores de busca como o Google de uma forma permanente.